0
You have 0 items in your cart

ARTIGOS

COMO ESTÁ NO SEU TERRENO BIOLÓGICO?

Artigo por Susana Mendes

Sabia que 70% do nosso organismo é composto por água, e 30% por células e microrganismos? Esses microrganismos são bactérias, fungos e protozoários, que quando desenvolvidos em ambiente saudável, formam aquilo a que chamamos de MICROBIOMA.

Esse Microbioma, para se manter saudável, depende do terreno biológico presente em todo o nosso organismo.

Imagine por exemplo, um aquário sujo, onde todos os peixes ficam doentes devido à quantidade de sujidade acumulada nesse tal aquário. Parece-lhe que a melhor forma de cuidar desses peixinhos será retirá-los do aquário, curá-los, e depois devolvê-los ao mesmo aquário sujo? Não será certamente a melhor forma de cuidar deles, não lhe parece? É necessário trocar a água suja por água limpa, oxigenada, com o PH regulado, devidamente nutrida e cuidada para receber de novo os tais peixinhos. Esta metáfora do aquário ilustra na perfeição a analogia do nosso organismo e das próprias células.

Este aquário simboliza o nosso terreno biológico, e os peixes, as células do nosso corpo; ao equilibrio desse terreno biológico chamamos saúde, e ao desequilíbrio chamamos doença. Assim, o equilíbrio é a palavra chave!

O que encontramos no nosso terreno biológico, quando ele está intoxicado?

  1. Toxinas ambientais
  2. Agrotóxicos – presentes nos alimentos
  3. Metais pesados – shampoos, desodorizantes, maquilhagem, alimentos em conserva
  4. Fungos, vírus e parasitas
  5. Radiação eletromagnética

Todos estes fatores contribuem para uma intoxicação das nossas células, o que leva a uma deficiente absorção de nutrientes. Se queremos saúde, o nosso terreno biológico tem de estar limpo e cuidado!

A celulite, gordura, flacidez, estrias, envelhecimento precoce, entre outras patologias estéticas, são alimentadas e fortalecidas por um corpo intoxicado, sendo essencial a realização de um processo DETOX.

A desintoxicação da pele é um processo biológico que busca reduzir os impactos negativos das toxinas no organismo. Tal processo é feito de forma a transformar as substâncias tóxicas presentes nas células em substâncias mais solúveis, para que possam ser eliminadas pela urina, e em menor escala, pelo suor e lágrimas. As toxinas são armazenadas no tecido adiposo, e sempre que é feita a mobilização desse mesmo tecido, há um aumento da carga tóxica.

O consumo de água, por exemplo, é muito importante no processo de desintoxificação. O aumento do nível de hidratação vai levar à diluição das toxinas, contrariamente ao que acontece caso o corpo se encontre em desidratação. Neste caso, o corpo entrará em modo de proteção, e irá reter todo o tipo de líquidos para conseguir diluir toxinas acumuladas.

Durante o processo de desintoxicação, vários orgãos são intervenientes: o fígado é responsável por metabolizar até 65% das toxinas que entram no nosso corpo; o trato digestivo é responsável pelo processo de blindagem do organismo às toxinas; os pulmões têm a capacidade de eliminar as toxinas absoridas pela respiração; o rim, é o orgão excretor, e vai eliminar as toxinas já trabalhadas através da urina, a pele, elimina as toxinas e os metais pesados através da transpiração.

Em suma, se não desintoxicarmos o nosso corpo e não tivermos um terreno biológico em equilibrio, qualquer tratamento estético que pretendamos realizar nunca serão produtivos, tal como a aplicação dos melhores cosméticos nunca irá oferecer o melhor resultado, uma vez que o nosso corpo não terá a capacidade de responder o que lhe estamos a solicitar.

Faça já a sua marcação

E acompanhe tudo nas nossas redes sociais